Blog do Djalma Silva: A CIDADE FATASMA

sábado, 2 de fevereiro de 2013

A CIDADE FATASMA

 
 você já viu falar na cidade fatasma ? pois é!! vamos falar desta cidade chamada
Cococi no ceará é um distrito de Parambu distante 63 km da sede  e a cerca de 450 km de Fortaleza.
No século XVIII  foi onde se estabeleceu o clã dos  Feitosa, uma rica família vinda da bacia do Rio São Francisco. A cidade nasceu dentro de uma enorme fazenda da família, que doava os terrenos aos moradores.  Ainda hoje para chegar à localidade, é preciso abrir meia dúzia de porteiras.

                           



Nos anos 50, Cococi passou de distrito a município, mas a administração da cidade teria cometido irregularidades na aplicação de verbas destinadas ao município.
Conta-se que durante a gestão do Major Feitosa, (no seu segundo mandato e o terceiro do Município),  o prefeito  teria recebido verbas para realizar investimentos na cidade, mas  utilizou o dinheiro para compra de gado.

O fato chegou ao conhecimento do governo federal, à época ditadura militar, que, em 1968, optou pela extinção do município, voltando a ser distrito. Revoltada com a decisão do governo, a família Feitosa decidiu deixar a cidade que acabou se tornando economicamente inviável. 
Pouco a pouco os outros moradores também foram se mudando para outros municípios.
Hoje apenas três casas ainda tem moradores, com 9 pessoas que vivem sem água, sem energia elétrica, isolados e esquecidos.

A casa mais imponente, hoje, abriga só os morcegos. Mas, uma construção resiste ao tempo: a igreja. Uma vez por ano a Matriz é ponto de encontro dos antigos moradores e descendentes que chegam para celebrar a padroeira e relembrar o passado.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário