Blog do Djalma Silva: Pepino gigante é encontrado em sítio na cidade de São José de Ribamar

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pepino gigante é encontrado em sítio na cidade de São José de Ribamar

Walquiria Santos, vizinha da proprietária, mostra o pepino de aproximadamente 50 Kg, encontrado em plantação no povoado Matinha, no município de São José de Ribamar.


 Walquiria Santos, vizinha da proprietária, mostra o pepino de aproximadamente 50 Kg, encontrado em plantação no povoado Matinha, no município de São José de Ribamar.  (Honório Moreira/OIMP/D.A Press)

Um pepino de aproximadamente 50kg e de tamanho maior que uma melancia, chamou a atenção dos moradores da localidade Matinha, no município de São José de Ribamar. O fruto brotou há apenas um mês na horta de Eunice Leão.
De acordo com Eunice, do pepineiro de onde nasceu o fruto gigante, nasceram apenas três pepinos. O primeiro pesava 15kg, já o menor que tem apenas três dias, é do tamanho dos que se costuma comprar na feira.

A dona do pepino conta que, a semente que gerou o fruto gigante, foi um presente, que ela ganhou na cidade de Barreirinhas, no mês de novembro do ano passado 

Assim que chegou em seu Sítio, dona Eunice disse que plantou e o resultado de três meses depois, foram os pepinos, que diferente dos comuns tem um formato semelhante ao de uma melância.

Outro caso

No ano de 2011 a aparência curiosa de uma planta chamou a atenção de moradores do município de São José de Ribamar. Um maracujazeiro de apenas dois anos, brotou frutos cujo formato eram semelhantes à genitáli

A descoberta atraiu curiosos de várias partes do Maranhão e do Brasil à cidade de São José de Ribamar.

Técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) também estiveram no local para conferir a excentricidade do maracujá e avaliar as possíveis circunstâncias que teriam provocado o fenômeno. Após a visita, constatou-se que o maracujazeiro pertence à espécie Passiflora quadrangullaris, mais conhecida como maracujá-melão e que, possivelmente, teria sofrido uma alteração genética, cujos fatores determinantes ainda são desconhecidos

Um comentário: