Blog do Djalma Silva: Por que 1º de Abril é o dia da mentira

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Por que 1º de Abril é o dia da mentira

                         
Mentiras, brincadeiras e pegadinhas são elementos recorrentes no dia 1º de abril, o dia da mentira. A data já é tradicional no calendário, é comemorada em vários países e costuma envolver muitas pessoas, mas alguém já se perguntou o porquê da data?

Pode parecer mentira, mas o 1º de abril é comemorado a mais de 400 anos. Tudo começou na França, no século XVI. Os franceses comemoravam o ano novo no dia 25 de março, as comemorações se estendiam por uma semana, terminando então no dia 1º de Abril. Naquela época o inicio do ano era comemorado nesse período, até que o Rei Carlos IX adotou um novo calendário, o gregoriano, que definia o inicio do ano em janeiro, logo o Rei transferiu as comemorações do ano novo somente para o dia 1 de janeiro.

Alguns franceses radicais foram resistentes,contrariaram a ordem de Carlos IX e continuaram a comemorar o ano novo em março, isso gerou uma onda de gozação naquele período. Os apoiadores do Rei Carlos fizeram chacotas e brincadeiras que ridicularizavam os opositores, mentiras e pegadinhas eram direcionadas para eles justamente quando terminavam as festividades do mês de março, no caso no dia 1° de abril.

A partir daí a data se tornou popular e até nos dias atuais é comum ver todos os públicos e todas as idades aderirem à brincadeira do primeiro de abril. Para os países de língua inglesa a data é conhecida como april fool's (abril dos tolos) na Itália e na França o dia é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, (peixe de abril).
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário