Blog do Djalma Silva: Greve dos Professores em São Raimundo do Doca Bezerra

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Greve dos Professores em São Raimundo do Doca Bezerra

Os professores da rede municipal de ensino de São Raimundo do Doca Bezerra paralisaram as atividades docentes a partir de hoje, quinta-feira, 13. Os professores alegam que o município não concedeu nenhum aumento de salário para a categoria, conforme estabelece a Lei do Piso Nacional. O aumento indicado neste ano chegou próximo aos 7%.

Escola de São Raimundo do Doca Bezerra
Segundo a Coordenação do Núcleo do Simproesemma de São Raimundo do Doca Bezerra, a greve foi geral e a decisão pela paralisação saiu depois de uma reunião realizada ontem na Sede do Sindicato, com a presença de 90 professores. O quadro de professores concursados no município é 135.

A decisão foi unânime entre os professores presentes a reunião e as 14 escolas municipais de São Raimundo do Doca Bezerra não funcionaram já nesta quinta-feira. Segundo alguns professores dirigentes da classe, a Prefeitura de São Raimundo é única do maranhão que se recusa a conceder aumento e, portanto, o município é o único com greve de professores.  
                                                              
- “A greve é geral. 100% dos professores aderiram à paralisação. A prefeita não nos deu alternativa. Nós do Sindicato contabilizamos cinco tentativas desde fevereiro do corrente para entrarmos em acordo sobre o aumento, mas todas essas tentativas resultaram em nada. No dia 24 de abril, o Promotor de Justiça, Dr. Paulo Roberto intermediou uma reunião nossa com a prefeita e ela pediu mais prazo para ver a possibilidade de aumento. E demos 40 dias para a Prefeita Analisar com carinho a questão do aumento salarial, mas no dia 5 deste mês, o prazo venceu e nada de aumento. A prefeita solicitou mais uma semana e no dia 11, ela, em companhia do Secretário de Educação, do Contador, anunciou que a Prefeitura não tem condições de oferecer nenhum aumento aos professores neste ano. Optamos por entrar em greve, conversamos hoje com o Promotor Dr. Paulo Roberto, ele demonstrou compreensão e solidariedade ao nosso movimento de paralisação. Antes, reivindicávamos apenas aumento legal em nossos salários, mas agora só voltaremos à sala de aula depois que todas as nossas reivindicações forem atendidas, como o retroativo desde janeiro e o valor integral do 13º, pois a prefeita chegou a falar que só pagaria um salário mínimo”. – Disse o Professor Jerry, Presidente do Núcleo do Simproesemma de São Raimundo do Doca Bezerra.
Fontes ligadas a Prefeitura de São Raimundo do Doca Bezerra explicam que a Prefeita Arlene justifica que o município de São Raimundo do Doca Bezerra não tem condições de conceder aumento neste ano, porque a folha de pagamento dos professores já ultrapassaram a barreira dos 60% obrigatório pela Lei do FUNDEB. Hoje estariam em 62% apenas com pagamentos de professores. Desta forma estaria desobrigada a aumentar os salários dos professores.
O professor Jerry, Presidente do Sindicato dos Professores, discorda dessa justificativa. Ele diz ter em mãos uma tabela fornecida pela Prefeitura a Câmara de Vereadores que mostram os gastos com pagamento de salários dos professores que chega apenas a 46% dos recursos do FUNDEB; portanto, ainda teria 14% de sobras para serem investidos em aumento de salários.
- “Estou com essa tabela, mas a prefeita disse que não aumentaria nossos salários e para procurarmos a justiça. Ficamos desolados e entramos em greve!” – concluiu o professor Jerry.
O certo é que essa quebra de braço entre os professores e a prefeita prejudica de sobremaneira o alunado que está agora sem aula e sem definição de recomeço.

do blog do carlinhos

Um comentário:

  1. I am sure this piece of writing has touched all the internet
    viewers, its really really good piece of writing on building up new blog.


    Feel free to surf to my web page: ヴィヴィアンウエストウッド アウトレット

    ResponderExcluir