Blog do Djalma Silva: Francisco leva 865 mil às ruas do Rio, diz Datafolha

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Francisco leva 865 mil às ruas do Rio, diz Datafolha

                 O papa Francisco no palco da cerimônia da Acolhida, em Copacabana

Mais uma vez, fiéis que foram a Copacabana participar da Jornada Mundial da Juventude tiveram grandes dificuldades para deixar o bairro.
Até as 22h, 865 mil pessoas diferentes passaram pelo local da cerimônia, segundo cálculo do Datafolha. O pico de presença aconteceu às 18h, com 765.542.

Na saída, os presentes enfrentaram filas de mais de um quilômetro de extensão para entrar nas estações do metrô. Por volta das 20h30, as filas de duas estações, distantes cerca 1,2 quilômetro uma da outra, se confundiram.
Os ônibus, superlotados, não conseguiam atender todos os peregrinos. O trânsito deu um nó. As oito pistas do túnel que liga Copacabana a Botafogo foram totalmente ocupadas por pessoas que caminhavam em busca de uma maneira de voltar para casa


Para minimizar o problema, após a saída do papa os organizadores pediram ao público para ficar no local por mais alguns minutos. O apelo foi feito em vários idiomas.
Mais cedo, a superlotação na de fiéis na área próxima ao palco provocou uma série de desmaios. O clima era de emoção com a presença do papa, mas houve momentos de tensão. Os que chegaram mais cedo e conseguiram ficar próximo às grades que separavam o povo do papamóvel foram pressionados pela massa.
A plateia tinha muitos idosos, que sofreram mais com a superlotação, mas, mesmo entre os mais jovens, a longa espera em pé, imóvel, sob chuva, no meio da multidão, mostrou-se difícil de suportar. Resgatar os desmaiados do meio da multidão exigia grande esforço dos voluntários, já que a aglomeração dificultava o deslocamento.
Nas cercanias do palco havia grande desorganização, o que prejudicou cadeirantes e padres que tentavam chegar até suas áreas correspondentes em frente ao palco.
No fim da noite, manifestantes que tinham se concentrado em frente à casa do governador Sérgio Cabral, no Leblon, foram para Copacabana. Ao chegar na orla, o grupo, de 300 pessoas segundo a PM, decidiu fazer o mesmo trajeto feito horas antes por Francisco.                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário