Blog do Djalma Silva: Saiba como surgiu o Dia do Professor, comemorado neste dia 15 de outubro

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Saiba como surgiu o Dia do Professor, comemorado neste dia 15 de outubro

 
Nesta terça-feira (15) é comemorado o dia do professor. A criação desta data foi no ano de 1827 quando D Pedro I, decretou que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil fosse criado às primeiras escolas, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, mas somente em 1847 a data foi oficialmente criada e dedicada aos professores.

Contudo, a ideia de fazer do dia feriado, surgiu na cidade de São Paulo, pelo professor Salomão Becker, que sugeriu fazer uma reunião com toda equipe de sua escola, sem aula para discutir questão de planejamento das aulas, problemas da profissão e tocas de experiências, além de uma pequena confraternização entre professores e alunos. A reunião foi um sucesso que outras escolas passaram a adotar a data, até ela se tornar de grande importância para a estrutura escolar do país. No Brasil a data foi oficializada nacionalmente pelo Decreto Federal de 14 de outubro de 1963.

Ser professor na atualidade é mais que ser um profissional que ensina a ler e escrever. Ser professor e ser um educador para a vida. Hoje o educador tem uma função maior que é formar cidadãos. O profissional que antes era visto como todo poderoso, o dono do saber ou da razão, hoje é reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro e fora de sala de aula.

Uma curiosidade sobre a o dia do professor é que o dia é comemorado em outros países em datas diferentes, na Índia, por exemplo, é comemorado no dia 5 de setembro por ser o dia do aniversário do famoso professor Sarvapalli Radhakrishnan que se tornou presidente da Índia em 1962, na Malásia é comemorado no dia 15 de maio, na Turquia é festejada em 24 de novembro, na China teve várias alterações na data até que ficou sendo comemorada no dia 10 de setembro, já nos Estados Unidos a data é um feriado não oficial e sempre é lembrada na terça-feira da primeira semana de maio, entre outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário