Blog do Djalma Silva: Em greve de fome há 5 dias, aluno da UFMA é levado para hospital

sábado, 30 de novembro de 2013

Em greve de fome há 5 dias, aluno da UFMA é levado para hospital

                                      DO G1
                              
Em greve de fome há 5 dias, o estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Josemiro Oliveira passou mal e foi levado para receber atendimento no Hospital Universitário na tarde deste sábado (30), em São Luís. Internado, o universitário diz que vai continuar sem comer até que a reitoria volte atrás na decisão de transformar o prédio destinado à Casa do Estudante na Pró-reitoria de Assistência Estudantil.
Josemiro fivou acorrentando ao portão do prédio desde terça-feira (26). Ele chegou a afimar, na manhã deste sábado (30), antes de ser levado para o hospiutal, que não sairia do local. "Quem vai dizer quando eu vou sair daqui é o reitor. Eu só vou sair quando ele entregar a casa", disse.
 Humanos da OAB-MA.
                       Professores e estudantes em frente à casa do reitor da UFMA, Natalino Salgado (Foto: Douglas Pinto/TV Mirante )

 
O defensor Yuri Costa estuda acionar a UFMA na Justiça para garantir o direito dos estudantes. "Em 2007, isso era incontestável. Até 2010, isso era muito claro que a obra era para a Casa dos Estudantes. Em 2011, a nova reitoria mudou o entendimento e resolveu dar uma outra destinação, ligada também ao interesse dos estudantes, mas não como casa universitária", explicou.
Outro estudante, identificado como Daniel Fernandes, deu continuidade ao protesto na UFMA - também se acorrentou e iniciou greve de fome.
Protesto em frente à casa do reitor
Professores e alunos da UFMA fizeram um pequeno protesto em frente à residência do reitor Natalino Salgado, mas não houve qualquer resposta. Em nota, a universidade diz que, nos últimos anos, mais de 600 mil reais foram investidos na reforma das casas para os alunos e que, no prédio onde o estudante faz o protesto, vai funcionar a Pró-reitoria de Assistência Estudantil para atender as demandas da comunidade acadêmica.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário