Blog do Djalma Silva: Sampaio x Santa Cruz: prevaleceu tradição, público e campanha

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Sampaio x Santa Cruz: prevaleceu tradição, público e campanha

                      
A final mais esperada vai acontecer na Série C do Campeonato Brasileiro. Dois times tradicionais, os maiores públicos e as melhores campanhas. Assim será a decisão entre Sampaio e Santa Cruz, que começam a disputar o título a partir do próximo domingo, no Estádio Castelão. O jogo da volta será no Arrudão, em Recife. Os dois jogos serão às 16h, no horário maranhense.

Enquanto o Sampaio tem 90 anos de fundação, a equipe pernambucana já tem 99. Mesmo sendo mais novo, o Tubarão leva vantagem em títulos nacionais. Até o momento, o Tricolor maranhense conquistou o Brasileiro em três divisões diferentes: Série B (1972), Série C (1997) e Série D (2012). Já a Cobra Coral tentará o primeiro em nível nacional.

Para essa decisão chegaram os dois times que mais pontuaram na competição. Nesse quesito o Santa Cruz leva vantagem. Em 24 jogos, foram 46 pontos, cinco a mais do que o Sampaio. Quando o assunto é bola na rede, o Tubarão balançou as redes adversárias mais vezes do que qualquer outra equipe na Terceirona: 42 gols contra 38 do rival.

Esse será o terceiro confronto entre os dois times nessa competição. Nos dois primeiros, o Sampaio goleou em São Luís por 3 a 0 e empatou em Recife pelo placar de 0 a 0. No geral, o Santa leva vantagem nas 16 vezes que se enfrentaram: seis vitórias contra duas do Tubarão.

Outra disputa especial entre os dois clubes é na artilharia do campeonato. O atacante Tiago Cavalcanti, com 10 gols, que já foi embora do Sampaio para o Bragantino desde o início do segundo turno, aparece na frente do principal artilheiro do Santa Cruz, André Dias, que fez oito até o momento. Do grupo atual do Tricolor maranhense, Eloir vem logo atrás, com sete. Nesse item quem lidera na competição e dificilmente será ultrapassado é Assisinho, do Fortaleza, com 12.

Santa Cruz terá uma alteração
Enquanto o Sampaio não poderá contar com o zagueiro Mimica e o atacante Leandro Kível, que receberam o terceiro cartão amarelo, o Santa Cruz já sabe que não terá o lateral-esquerdo Tiago Costa, expulso no último domingo na vitória de 2 a 1 sobre o Luverdense-MT. Mas diferente do técnico do Tubarão, o treinador da Cobra Coral, já definiu o substituto. Portanto, Panda é quem será o titular na primeira partida decisiva da Série C, domingo no Estádio Castelão.

SAMPAIO CORRÊA FC

25 de março de 1923 (90 anos)
Campeonato Maranhense: 31
Taça Cidade de São Luís 7
Copa Norte : 1
Copa União: 2
Campeonato Brasileiro - Série B: 1
Campeonato Brasileiro - Série C: 1
Campeonato Brasileiro - Série D : 1

SANTA CRUZ FC
3 de fevereiro de 1914 (99 anos)
Campeonato Pernambucano: 27
Super Campeonato Pernambucano: 3
Copa Pernambuco: 4
Taça Recife: 1

CLASSIFICAÇÃO GERAL DA SÉRIE C
POS CLUBES PG J V E D GP GC SG APROV.

1º Santa Cruz 46 24 14 4 6 38 21 17 64%
2º Sampaio 41 24 11 8 5 42 24 18 57%

Nenhum comentário:

Postar um comentário