Blog do Djalma Silva: Confiram os convênios que o Prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia conseguiu com o governo federal

domingo, 11 de maio de 2014

Confiram os convênios que o Prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia conseguiu com o governo federal

                     

A Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale, através do Departamento de Transporte possui hoje uma frota de 06 (seis) veículos automotores para transporte de alunos da rede municipal de ensino.
 A frota é composta por três ônibus próprios do município que foram adquiridos pelo Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), pelo programa Caminho da Escola e mais três carros alugados através de processo licitatório realizado pelo município com o intuito de garantir segurança e qualidade no transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes.

Segundo o Prefeito Fred Maia, a frota atende praticamente toda zona rural. Onde cerca de 100 estudantes são atendidos pelo programa Caminho da Escola. “Mesmo só sendo contemplado por três ônibus escolares pelo Governo Federal, mas com andamento de mais 02 para o próximo ano, a prefeitura teve a preocupação de contratar mais três ônibus da cidade para que a demanda fosse suprida e que a dignidade do aluno que vem estudar na zona urbana fosse respeitada” falou o gestor municipal.

Já para o chefe do departamento de Transporte, Miguel Leite, os ônibus saem todos os dias no período da manhã às 06h para trazer os alunos e retornam às 11:30h para leva-los de volta, sendo que ao retornar, o mesmo ônibus daquele povoado já traz os estudantes do período da tarde, e às 17h esses mesmos retornamas suas casas.

“Nós do departamento tentamos ao máximo para que esses alunos cheguem as suas escolas e depois as suas casas sem ter prejuízo no rendimento escolar. Mesmo em tempo de chuva”.

Para Miguel só existe uma preocupação em relação ao trabalho do Transporte Escolar. É que alguns alunos na hora da ida ou na hora do volta perdem o horário do ônibus e pegam carona com carros que transitam nas estradas vicinais. E isso tem gerado transtornos ao trabalho que vem sendo desenvolvido.

“Alguns diretores de escolas já entraram em contato comigo falando sobre o assunto. O que podemos fazer é que o motorista espere mais 10 min do horário marcado pra saída, pois aqueles que são pontuais são podem ser prejudicados pelo outros”.


                            
                      
                             Saneamento Básico.



  A Presidenta Dilma Rousseff lançou a terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Serão repassados R$ 2,8 bilhões aos 635 municípios com população de até 50 mil habitantes selecionados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que é vinculada ao Ministério da Saúde. A iniciativa beneficia mais de 5,2 milhões de pessoas em 26 estados. 

E Trizidela do Vale foi um dos municípios que farão parte dessa etapa. Pra isso o prefeito Fred Maia se fez presente ao evento e recebeu das mãos da presidenta e do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o Convênio Federal que será investido já esse ano na construção de 15 (quinze) poços artesianos com rede de distribuição para as comunidades rurais do município. “Só dezesseis cidades do maranhão foram contempladas com esse convênio com o ministério da saúde, e Trizidela foi uma delas, isso prova o compromisso da nossa gestão com a população em uma obra importantíssima, que é levar água para as comunidades mais desabastecidas,” falou o gestor municipal.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que o investimento em saneamento básico e abastecimento de água potável são fundamentais para prevenção da saúde da população. “Saúde é muito mais que ausência de doença, é resultado das condições de vida. Desta forma, o saneamento básico, com acesso aos serviços de água e esgotamento sanitário, tem papel central na qualidade de vida da população e, consequentemente, na saúde. Esta iniciativa reforça o nosso compromisso de garantir que toda a população brasileira tenha acesso a esses serviços, que são essenciais”, afirmou.

O presidente da Funasa, Henrique Pires, ressalta a importância da parceria com os estados e os municípios. “Com os 635 novos termos demos mais um passo para alcançar as metas do Plano de Nacional de Saneamento Básico. É fundamental que as cidades apresentem propostas, a Funasa tem atendido municípios de todo o país”, disse.  
  









Nenhum comentário:

Postar um comentário