Blog do Djalma Silva: Deu n’O Globo: Papa Francisco vira candidato no lugar de ‘ficha-suja’ no MA

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Deu n’O Globo: Papa Francisco vira candidato no lugar de ‘ficha-suja’ no MA

                                    Maranhão da Gente
Considerado ‘ficha-suja’ em lista do Tribunal de Contas da União (TCU), o deputado estadual maranhense Raimundo Nonato Alves Pereira, o “Raimundo Louro” (PR), teve sua candidatura à reeleição registrada de uma forma inusitada. O DivulgaCand 2014 – sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela divulgação das candidaturas de políticos em todo o Brasil – traz a foto de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, no lugar do parlamentar.
O erro, que segundo a assessoria de Louro foi do TSE, permaneceu no site ao menos quatro dias e a imagem foi retirada somente nesta sexta-feira. Ainda assim, persiste no registro outra informação equivocada: o candidato não é servidor público federal, como consta no DivulgaCand, e sim empresário. A assessoria do TSE diz que os registros de candidaturas são feitas pelos Tribunais Regionais Eleitorais. O TRE-MA alega que todas as informações que constam no registro são originadas do partido do candidato, e que na falta de uma foto ideal, possivelmente foi colocada ‘qualquer uma’ apenas para constar.
Apesar de ter tido a ‘proteção papal’ por alguns dias, a situação de Louro na Justiça Eleitoral deve se complicar e sua tentativa de se reeleger pode ser prejudicada. Louro – cujo reduto eleitoral está na cidade de Pedreiras (a 273 quilômetros de São Luís) – consta na lista com 6.500 nomes de gestores e ex-gestores que tiveram suas contas reprovadas pelo TCU, e pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
Na relação do TCU, constam três processos (números 006.065/2006-1; 012.107/2008-5 e 022.326/2006-9), referentes a contas irregulares da gestão de Raimundo Louro na prefeitura de Pedreiras, que terminaram com condenações (decisões já transitadas em julgado) de Louro. O deputado está inelegível até 2022, mas insiste na próxima disputa eleitoral. Há rumores de que ele pode colocar em seu lugar a filha Priscila Louro, filiada ao mesmo partido do pai, o PR.


Segundo a chefe de gabinete de Raimundo Louro, Cristiane Cerqueira, os erros são de responsabilidade do TSE, e que a advogada do PR, Adriana Costa, nunca repassou à Justiça Eleitoral nem a foto do papa nem a função equivocada do candidato.
Todos os pedidos de registro de candidatura estão sendo analisados e serão julgados. Se for verificada qualquer irregularidade ou pendência relativa a documentos ou a informações prestadas, inclusive em relação à foto apresentada, os candidatos/partidos/coligações serão notificados para se manifestar a respeito em até 72 horas. Em caso de erro no preenchimento, os candidatos também podem requerer a retificação ao Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário