sábado, 4 de outubro de 2014

O Exercício da Cidadania Incomoda

                          
O exercício da cidadania vai muito além de simplesmente comparecermos as eleições e votarmos em candidatos de nossa preferência ou que nos foram indicados por amigos e parentes.

O exercício da cidadania implica em uma preocupação constante com o bem da coletividade e ações nossas que visem beneficiar o maior número possível de nossos semelhantes.

Costumamos votar e depois nos esquecermos de quem elegemos para os cargos públicos. Estes por sua vez, depois de eleitos, se consideram semi deuses acima das leis e sem nenhuma responsabilidade para com o eleitor que o colocou lá como seu representante. Passam a agir de acordo com os seus interesses pessoais, principalmente os financeiros.

Ser cidadão é cobrar dos nossos representantes e cumprimento de suas promessas de campanha.

Ser cidadão é cobrar de nossos representantes e governantes um comportamento ético, de honestidade e de moral.

Ser cidadão é denunciar os mal feitos, é denunciar as atitudes que prejudicam a coletividade.

Infelizmente o exercício da cidadania incomoda. Incomoda porque nos tornamos chatos e muitas vezes obsessivos. Nos tornamos insistentes. E o pior, muitos têm vergonha de exercer sua cidadania.

Temos vergonha de no ato de reclamar de um mal feito sejamos vistos como chatos, insistentes. Queremos nos misturar na multidão e não sermos notados.

O exercício da cidadania incomoda os políticos que preferem ser deixados em paz. Preferem continuar defendendo seus interesses pessoais sem serem incomodados com nossas cobranças.

Quantos de nós já experimentamos escrever emails para nossos representantes? E quantos destes emails foram respondidos? 

Se os emails não estão surtindo efeito, vamos ligar, telefonar para o representante e fazer com que nossa voz seja ouvida.



Vamos levantar nossa voz em protesto toda a vez que tivermos a oportunidade, em reuniões sociais ou mesmo em público.

Não podemos nos omitir se queremos um Brasil melhor para o seu povo e para as gerações futuras.


E principalmente, não podemos ficar só em palavras. Vamos agir. E ação significa ficarmos engajados em ações voluntárias que venham a beneficiar a todos.


Não vamos esperar que as autoridades façam o que nós podemos fazer.


Vamos passar da reclamação para a ação. Vamos começar já!

Brasil- Liberdade e Democracia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+ Badge