Blog do Djalma Silva: Qual a Função do Conselho Tutelar nos Plantões de carnaval?

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Qual a Função do Conselho Tutelar nos Plantões de carnaval?


Em função deste grande evento que acontece todos os anos em Lagoa Grande do  Maranhão,por ordem judicial o Conselho Tutelar está mantendo toda sua equipe, em sistema de plantão.
          

Consumo de bebida alcoólica por menores, adolescentes desacompanhados ou perdidos são sempre as principais ocorrências registradas pela equipe do Conselho Tutelar   durante a realização de grandes eventos na cidade.
O carnaval também tem o seu outro lado. Em função deste grande evento que acontece em nossa cidade, o Conselho Tutelar manterá toda sua equipe, em sistema de plantão, para que qualquer ocorrência, possa ser atendida prontamente.
 O trabalho do Conselho Tutelar durante os dias da festa é de extrema importância, pois é comum os adolescentes virem à festa sem o conhecimento  dos  pais.
Muitas vezes bebem demais e ficam vulneráveis a situações de risco. Os casos de adolescentes que entram em coma alcoólico são frequentes, pois o consumo de  bebida  pelos menores cresceu assustadoramente.
O Conselho Tutelar não manterá plantão permanente na festa, pois a função do conselho não é de fiscalização, isso compete as  autoridades policiais e principalmente aos pais, porém, no caso de ocorrências, o órgão será acionado e dará sequência ao atendimento.
A função  principal do Conselho Tutelar consiste na fiscalização do cumprimento dos direitos previstos no ECA. Seus membros são os principais responsáveis para fazer valer esses direitos e dar os encaminhamentos  necessários para a solução dos problemas referentes à infância e à adolescência.
Ao Conselho Tutelar são encaminhados os problemas de  negligência, discriminação,  exploração, violência, crueldade e opressão que tenham como vítimas as crianças e os adolescentes.
           
A Policia está trabalhando em parceria com o conselho tutelar durante os bales de carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário