Blog do Djalma Silva: Caminhada pró “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em Lagoa Grande do Maranhão

sábado, 16 de junho de 2018

Caminhada pró “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em Lagoa Grande do Maranhão

Na manhã desta sexta-feira (15), foi realizada em Lagoa Grande do Maranhão uma caminhada em alusão ao dia mundial contra o trabalho infantil com crianças das escolas publicas e privadas. A caminhada foi organizada pela Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar.
O QUE É ESSA DATA
O dia 12 de junho é o dia mundial de combate ao trabalho infantil. Nessa data se promovem reflexões sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação e à saúde, livres a exploração infantil e de outras violações. Os eventos realizados ao redor do mundo têm objetivo de conscientizar a sociedade sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil e a necessidade de eliminá-lo do planeta.
O Prefeito de Lagoa Grande do Maranhão, Chico Freitas, esteve presente na caminhada, e destacou a importância desta data.
“Essa data serve para conscientizar a sociedade de que lugar de criança é estudando e brincando”- completou Freitas.
No Brasil, o esforço do governo brasileiro para erradicação do trabalho infantil vem se refletindo na redução constante do quantitativo de crianças e adolescentes nessa condição, mas ainda temos 1.026,290 crianças e adolescentes, na faixa etária de 5 a 15 anos, trabalhando, o que significa uma taxa de 3,1%. Portanto, é preciso manter as ações de enfrentamento para erradicação do trabalho infantil ate 2025, conforme estabelece a meta 8.7, da agenda do desenvolvimento sustentável.
A CAMPANHA
Em 2018, a campanha do dia 12 de junho no Brasil tem por tema “Piores formas: Não proteger a infância é condenar o futuro!” O titulo chama a atenção para as consequências danosas do trabalho infantil para o futuro de nossas crianças e adolescentes. A campanha brasileira destaca as piores formas de trabalho infantil e comemora os 10 anos da lista TIP, a lista das piores formas de trabalho infantil, promulgada por meio do decreto 6.481, de 12 de junho de 2008, que se tornou referencia para o combate ao trabalho infantil no país.
O TRABALHO INFANTIL
A lista enumera 93 atividades que passam a ser enquadradas na lista de piores formas de trabalho infantil por causarem danos à saúde física, mental e moral da crianças e adolescentes. Incluem-se, as formas ilegais de trabalho infantil, como o aliciamento para o trafico de drogas, a exploração sexual, o uso de crianças e adolescentes para a produção de material pornográfico, venda de crianças e adolescentes para diversos fins, etc.
É nesse sentido que a SEDES em conjunto com o CEDCA e o FEPETIMA, em esforço conjunto com os demais ministérios e a sociedade civil, convida todos a unir forças para a erradicação das piores formas de trabalho infantil no intuito de garantir o futuro de milhares de brasileirinhos e brasileirinhas contra o trabalho domestico, a exploração sexual, o aliciamento  para atividades criminosas, as formas análogas à escravidão e toda e qualquer tipo de trabalho. É necessário fazer desta data, uma ocasião para promover eventos de sensibilização para crianças, adolescentes, pais, professores, agentes públicos e a sociedade, em geral.

Fonte: Blog do Fernando Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário