Blog do Djalma Silva: Abertas as inscrições para quem quiser morar no planeta Marte

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Abertas as inscrições para quem quiser morar no planeta Marte



Uma companhia holandesa chamada Mars One quer levar você até Marte para explorar os mistérios do planeta vermelho. A empresa anunciou nesta segunda-feira um plano para selecionar, treinar como astronautas e embarcar quatro pessoas em uma nave, com previsão de chegada a
o mundo vizinho em 2023. Há um único porém no projeto: quem for aceito jamais voltará para a Terra.
Os planos da Mars One são pra lá de ambiciosos – e muitos especialistas ligados à área aeroespacial já manifestaram sérias dúvidas sobre eles. A empresa pretende captar US$ 6 bilhões nos próximos anos através de uma série de fontes – patrocínio da TV, venda de produtos, verba vinda da inscrição de interessados – para financiar a missão. O objetivo é deixar a Terra no final de 2022 e pousar os primeiros seres humanos em Marte sete meses depois, usando uma versão da cápsula Dragon, fabricada por outra companhia, a SpaceX – e já usada hoje em dia para abastecer a Estação Espacial Internacional.
O ponto mais polêmico do projeto é a falta de um sistema para trazer os desbravadores do planeta vermelho de volta para a Terra. Se tudo der certo, os astronautas vão construir casas e laboratórios no subterrâneo de Marte, onde irão morar, trabalhar, explorar cientificamente o planeta... e morrer, após algumas décadas. “É provável seja construído um crematório”, afirma Bas Lansdorp, CEO da empresa. “Mas ficará a cargo das pessoas no planeta decidirem o que fazer com os mortos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário