Blog do Djalma Silva: Crianças de um povoado em Bacabal estão sem estudar por falta de escola

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Crianças de um povoado em Bacabal estão sem estudar por falta de escola



Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Crianças do povoado Centro do Teles, no município de Bacabal ainda estão sem estudar por causa da falta de uma escola no local. Eles estão tendo que se deslocar para os povoados vizinhos. Quem não tem como pagar o transporte aguarda uma solução para o problema.
No local onde existiu a escola hoje é tomado por um matagal. O prédio foi derrubado em 2011 pelos próprios moradores. Segundo eles, o imóvel era antigo, cheio de rachaduras e o telhado estava a ponto de desabar a qualquer momento.
Sem escola, alguns alunos são obrigados a estudar em povoados vizinhos. As crianças saem cedo. Algumas pegam carona e outras enfrentam o caminho a pé mesmo.
Os dois filhos da lavradora Raimunda Batista são ex-alunos da escola. Desde que o prédio foi demolido, o mais novo está sem estudar. Já o mais velho estuda no povoado vizinho. Sem transporte escolar, a mãe tem que pagar para o filho chegar a escola que fica no povoado Brejinho, a 4 km de onde mora.
“Eu sou lavradora e fica muito difícil da gente arranjar dinheiro para ficar pagando para levar as crianças. A gente já gasta com roupa, calçado e material”, diz Raimunda Batista.
Os moradores ainda não sabem se uma nova escola será construída no povoado. A única informação que eles têm é que uma casa servirá de escola provisória para os mais de 70 alunos que estão sem estudar. Uma reforma até que começou a ser feita, mas não foi concluída. Enquanto isso as crianças ficam em casa.
Um onibus escolar do município de Bom Lugar é que dá carona para alguns estudantes que encontra pela estrada a caminho de casa. A produção do JMTV não conseguiu falar com o secretario de educação de Bacabal, Waltersar Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário