Blog do Djalma Silva: Temendo repercussão negativa, Roseana pode não receber Zé Dirceu; constrangidos, petistas se negaram a pedir auditório

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Temendo repercussão negativa, Roseana pode não receber Zé Dirceu; constrangidos, petistas se negaram a pedir auditório




O ex-ministro Zé Dirceu desembarca em São Luís  hoje segunda-feira para proferir palestra a militantes do PT e se reunir com a governadora Roseana Sarney no Palácio dos Leões. Um dos mais influentes líderes do PT, Dirceu faz uma cruzada pelo país se defendendo da condenação no Supremo Tribunal Federal pela acusação de comandar o esquema de compras de votos no Congresso Nacional conhecido como mensalão.
Pode sobrar outra vez para Washington resolver
Dirceu foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão e a pagar multa de R$ 676 mil à Justiça.
A vinda de Zé Dirceu ao Maranhão está gerando movimentações nos bastidores políticos do estado. A solicitação do auditório da Assembléia Legislativa para ele proferir palestra foi solicitada pelo deputado Rubens Júnior (PCdoB), depois que a bancada petista se negou à fazer o pedido, conforme solicitara o vice- governador Washington Oliveira (PT). E no Palácio dos Leões a visita do líder petista condenado pela justiça é contestada por auxiliares muito próximos à governadora Roseana Sarney.
Em 2010 foi Zé Dirceu quem comandou o processo de intervenção no PT maranhense para deixar o palanque de Flávio Dino e desembarcar no de Roseana Sarney. Naquela época o encontro petista aprovou apoio à coligação com PSB, PCdoB e PPS, mas a direção nacional interveio e forçou o alinhamento ao Grupo Sarney. Roseana ficou devendo a manobra a Lula e Zé Dirceu. Não receber o líder petista agora seria considerada uma traição de Roseana aos aliados petistas.
Fontes bem situadas no grupo da governadora dizem que ela pode se ausentar de São Luís na segunda- feira (uma viagem casual ou doença de última hora) para não ter que receber Zé Dirceu, tarefa que ficaria à cargo do vice-governador Washington Oliveira. “Não tem nada que receber um cara condenado pela justiça brasileira. Se ela receber estará ofendendo o STF”, declarou um deputado estadual que pediu para não ter o nome citado. “Esse problema não é meu”, despistou.
Quem conhece José Dirceu sabe que ele não vai deixar “passar batido” o gesto de Roseana Sarney em não recebê-lo. O que causa surpresa no tal ‘constrangimento’ dos Sarneys é que Roseana e sua turma não ficam atrás de Dirceu quando o assunto é traquinagens. Por que então tanta desconsideração com o companheiro? A se confirmar a recusa de Roseana, a oligarquia continua humilhando o PT, desrespeitando um dos seus principais quadros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário