Blog do Djalma Silva: Advogado pode ter a licença cassada por causa de preconceito contra nordestinos

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Advogado pode ter a licença cassada por causa de preconceito contra nordestinos

 Gustavo Zanelli critica a cultura nordestina. OAB vai solicitar que o advogado esclareça o motivo das publicações
              
                      Advogado causa polêmica no Facebook após declarações preconceituosas
A Ordem dos Advogados no Maranhão instaurou na manhã desta quinta-feira (12) procedimento disciplinar contra o advogado Gustavo Zanelli, por conduta indevida de xenofobia, que é a prática de racismo contra outras culturas.
Em uma postagem publicada no perfil do advogado em uma rede social que já foi excluído, ele critica a cultura maranhense e diz que o Brasil não evolui por causa dos nordestinos.  A publicação foi feita no dia 9 de setembro, mas só ganhou a repercussão na rede social hoje.
Em outra postagem Gustavo Zanelli sugere que as regiões Norte e Nordeste sejam riscadas do mapa brasileiro, restando apenas o Sul e Sudeste.
O advogado que é de Cambe, no Paraná, está trabalhando em um escritório de São Luís, mas é lotado pela OAB do seu estado de origem.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, Antônio Pedrosa, acompanha o caso e informou que o advogado infringiu regras do estatuto da OAB que sugere atitudes dignas e não escandalosas, “O advogado incita o racismo ao fazer a publicação na internet,” acrescenta Antônio Pedrosa.
Gustavo Zanelli deve receber nos próximos dias intimação para que possa apresentar defesa por escrito sobre a acusação de xenofobia e falta de disciplina.
"Nesses casos o advogado pode ser condenado a suspensão ou até a mesmo ter a licença cassada,” finaliza o presidente da Comissão de Direito Humanos da OAB-MA.
 

Um comentário:

  1. Fico muito triste, com o comportamento desse advogado...ele merece uma punição..

    ResponderExcluir