Blog do Djalma Silva: Pastoral da Juventude de São Luís realiza marcha contra a violência e o extermínio de jovens

sábado, 9 de novembro de 2013

Pastoral da Juventude de São Luís realiza marcha contra a violência e o extermínio de jovens

                    
Para alertar sobre a violência, que atinge cada vez mais a juventude em São Luís e em diversas outras cidades do estado e do país, integrantes da Pastoral da Juventude, ligada a Igreja Católica, irão realizar neste domingo (10), a Marcha contra a Violêncoa e o Extermínio de Jovens. O evento que acontece em várias cidades do país, é parte da campanha que tem o mesmo nome da marcha e que é realizada pela Pastoral da JUventude, juntamente com outras organizações juvenis.

Dados da pesquisa Mapa da Violência no Brasil 2013, mostra que no Maranhão em 2001 a taxa de homicídio de jovens por cem mil habitantes foi de 16,3%, em 2011 a porcentagem chegou a 35,5%. O estudo mostra ainda que em relação a outros estados no Maranhão, Pará e Bahia os números duplicaram no período.

O domingo (10)  foi escolhido para a realização da marcha, porque esse também é o dia em que se comemora o Dia Nacional da Juventude 2013 (DNJ) que este vai trabalhar o tema escolhido nacionalmente, “Juventude e Missão” e que traz o lema “ Jovem: levante-se seja fermento”. De acordo com a coordenação da Pastoral da Juventude, em 2012 aproximadamente mil pessoas participaram do evento e este ano a expectativa da organização é que esse número seja superado.

“A celebração do DNJ é realizada a vários anos e buscamos mobilizar o maior número de pessoas e chamar atenção para violência que tem acontecido ultimamente”, acrescenta o secretário da pastoral da juventude, Ronald Rabelo.

Os jovens membros da Pastoral da Juventude e de outras organizações juvenis de São Luís vão percorrer a Avenida do Parque Araçagi, passando pelos bairros Alonso Costa, Vila Luizão, até a comunidade Santo André, na Divinéia. Durante o percurso familiares que perderam entes queridos, vão prestar depoimentos e compartilhar a dor que sentem com os demais. Orações, músicas de louvor, missa e apresentações de bandas locais também fazem parte da programação.

O DNJ vai começar a partir das 13h no Colégio Marista Araçagi.
 
O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário