Blog do Djalma Silva: Guia de Méribel diz que Schumi foi imprudente ao esquiar fora das pistas

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Guia de Méribel diz que Schumi foi imprudente ao esquiar fora das pistas

 Schumacher esquiando(Imagem:Reprodução)
França , neste domingo, às 11h07 locais – 8h07 no horário de Brasília. Enquanto praticava, o alemão colidiu com uma rocha, teve um trauma cerebral e chegou em coma no hospital universitário de Grenoble, onde precisou passar por uma neurocirurgia de emergência. De acordo com a agência de notícias "Bloomberg", o ex-piloto de 44 anos foi resgatado de um local entre duas pistas de esqui alpino, Chamois e Biche, e levado dali às pressas de helicóptero. 
Guia e esquiador profissional que trabalha na região, o alemão Thomas Weller explicou que existe uma escala de graus de dificuldade das pistas de Méribel, dividida em cores. As verdes são as mais tranquilas, e Biche está entre elas. Enquanto isso, Chamois é azul e se encontra no nível 2. Ainda há as vermelhas e pretas, as mais perigosas, recomendadas apenas para especialistas. Apesar dos procedimentos de segurança, o esqui alpino é uma modalidade de alto risco. No mesmo fim de semana do acidente de Schumi, por exemplo, segundo a imprensa local, duas pessoas morreram praticando o esporte nos Alpes Franceses, em consequência de avalanches.
Para Weller, Schumi estava preparado para as duas pistas, já que é um "ótimo esquiador", segundo ele -  o alemão pratica o esporte desde os tempos de Ferrari, quando costumava participar dos eventos de fim de ano da escuderia em Madonna di Campiglio, nos alpes italianos. O problema é que o heptacampeão mundial da F-1 se arriscou numa área entre Chamois e Biche, uma espécie de "entrepista". Ou seja, uma descida que não é coberta pela companhia de esqui de Méribel. Neste caso, há muitos obstáculos, principalmente pela falta de neve no início de dezembro, que expõe perigos como rochas, árvores e arbustos. 
– Chamois e Biche são pistas de azul para vermelha, ou seja, não tão difíceis. Ele estava devidamente preparado, com certeza, e é um ótimo esquiador. Eu nunca esquiei com ele, mas já o vi esquiando. A dificuldade é que ele não esquiou na pista, mas sim fora, numa espécie de "entrepista". Todas as pistas do mapa são cobertas por uma companhia que as limpa, tira as rochas e tudo o mais. Fora delas pode ser muito perigoso. Há pedras, árvores, animais e tudo o mais. Elas não têm neve suficiente, não têm cobertura nessa época do ano, então você corre muito perigo, porque os obstáculos ficam descobertos. Muitos esquiadores caem. Quanto mais neve, melhor, pois há menos perigo – explicou Weller ao GloboEsporte.com.
Esqui Thomas Weller (Foto: Divulgação/Site Oficial Thomas Weller)Thomas Weller esquia nos Alpes Franceses (Foto: Divulgação/Site Oficial Thomas Weller)
 É uma tragédia que ninguém poderia prever, mas todo mundo que está indo esquiar fora de pista está se arriscando, ainda mais se não é um profissional. Ele é um ótimo esquiador, mas não é um profissional. Para todo turista, e o Schumacher (mesmo possuindo um chalé em Méribel) é um turista neste caso. É perigoso demais esquiar nas "entrepistas" – garantiu o alemão.
De acordo com a rádio francesa "RMC", o heptacampeão foi socorrido consciente. Méribel, nos Alpes Franceses (sudeste do País), comporta mais de 70 pistas de esqui e recebeu em fevereiro de 2013 uma etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino. O local do acidente fica a 1.450m de altitude, subindo até 2.952m em seu ponto mais alto, onde se liga com a região de Les Trois Vallées.
michael schumacher esqui WROOM F1 ferrari 2008 (Foto: Agência Getty Images)
Fonte: GloboEsporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário