Blog do Djalma Silva: Secretaria de Saúde de Lagoa Grande realiza capacitação com ACS

terça-feira, 15 de abril de 2014

Secretaria de Saúde de Lagoa Grande realiza capacitação com ACS

                Blog do Fernando Ramos
         OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Secretaria de Saúde realizou uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde hoje (15), a capacitação foi para a campanha da gripe, e foi ministrada pela enfermeira Poliana, que também passou por uma capacitação em São Luis.
A campanha começa dia 22 e a Secretaria de Saúde vai realizar o dia D nos Postos de Saúde da Sede e dos Povoados Lagoa do Encontro e Sumaúma no dia 26.
Entenda a Campanha:
Os seres humanos estão vulneráveis para diversos tipos de doenças, principalmente aquelas causadas por vírus e bactérias, pois esse tipo de doença pode ser transmitida em larga escala, em todas as partes do mundo. O vírus da Influenza denominada H1N1 infelizmente fez muitas vitimas, se espalhado rapidamente pelo mundo inteiro, por isso a vacinação contra esse vírus se tornou algo muito importante, pois os grupos de risco podem estar imunes e assim diminuir os riscos de morte por causa da doença.


O que é H1N1?

A gripe H1N1, ou influenza A, é uma doença causada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A, sendo um resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que acabaram infectando porcos e depois passado para as pessoas. Os sintomas da gripe H1N1 são parecidos com aqueles sentidos por causa do vírus de outras gripes, mas esses sintomas são sentidos de uma forma muito mais forte e causando maiores danos no corpo, por isso requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. A transmissão da gripe H1N1 é o que mais preocupa, pois como a contaminação se dá pelo contato direto com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. é muito fácil pegar a doença e por isso uma pandemia pode aparecer rapidamente.

Quem Precisa se Vacinar Contra a H1N1?

Não são todas as pessoas que precisam receber uma dose da vacina contra a gripe H1N1, pois somente os chamados grupos de risco são obrigados a se vacinar, o resto da população pode escolher se deseja tomar ou não a vacina. A vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado, para que o organismo crie imunidade contra esse vírus, por isso é possível que ocorra alguns sintomas, mas são fracos e não possuem risco para a saúde. A recomendação é que gestantes, idosos com mais de 60 anos e crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais da saúde, índios e população em privação de liberdade tomem a vacina contra a gripe H1N1, assim como mulheres no período de até 45 dias após o parto e pessoas com doenças crônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário