Blog do Djalma Silva: 35 Pedidos de inpugnação de candidaturas no Maranhão

terça-feira, 15 de julho de 2014

35 Pedidos de inpugnação de candidaturas no Maranhão


No total, foram 35 pedidos de impugnação de candidaturas recebidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Segundo informações do TRE, 18 candidatos a deputado estadual já foram impugnados, além de seis a deputado federal e dois a candidatos a governador.
A grande maioria dos pedidos foram solicitados pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) do Ministério Público Federal (MPF). O prazo para pedidos de impugnação findou às 19h de sábado e somente dois candidatos haviam sido acionado, até sexta-feira.
813 solicitaram registro de candidaturas, sendo seis candidatos a governador, seis a vice-governador, seis a senador, seis 1° suplente e seis 2° suplente de senador. A solicitações para registro de candidatos para a Assembleia Legislativa foi de 529 e, para a Câmara dos Deputados, 254.
O candidato a governador Zeluis Lago (PPL), acionado pelo candidato a deputado estadual Antônio Ferreira Martins (PHL), alegando problemas na filiação partidária do candidato do PPL. O candidato a governador do estado, Lobão Filho (PMDB) também foi acionado. Sua candidatura foi impugnada pelos candidatos a deputado federal Simplício Araújo (SD) e Rubens Júnior (PCdoB), que declaram que o candidato peemedebista representa uma empresa que tem contrato com o governo do Estado e que ele tem condenação criminal.
O TRE tem o prazo para julgar todos os pedidos de registros e também as ações de impugnação de candidatura baseadas na Lei da Ficha Limpa, até dia 5 de agosto. Os candidatos que tiverem registros rejeitados pela Justiça Eleitoral poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Estatística
35 ações de impugnações nas eleições deste ano
24 candidatos a deputados estaduais foram impugnados
2 candidatos a governador foram acionados
6 postulantes à Câmara Federal também foram impugnados

Nenhum comentário:

Postar um comentário