Blog do Djalma Silva: Banco Central lança moeda comemorativa da cidade de São Luís

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Banco Central lança moeda comemorativa da cidade de São Luís

saoluis
Banco Central lançou, nesta sexta-feira (5), em cerimônia na Associação Comercial do Maranhão, a moeda comemorativa da cidade São Luís (MA).
De acordo com a instituição, a moeda dá continuidade à série numismática “Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil”, que já homenageou Brasília, Ouro Preto, Goiás e Diamantina. Está previsto o lançamento, nos próximos anos, das moedas de Salvador e de Olinda.
Cunhada em prata, a moeda comemorativa apresenta, no anverso, detalhe de fachada típica, com destaque para conjunto de azulejos e um pórtico. O reverso exibe boi e vaqueiro em apresentação de bumba meu boi.
Inicialmente serão cunhadas 3 mil moedas, podendo-se alcançar a tiragem máxima de 10 mil unidades, informou o BC. O custo será de R$ 180 por moeda. As moedas estão à venda noendereço eletrônico do Banco do Brasil na internet ou nas agências do Banco do Brasil aqui listadas.
O centro histórico de São Luís, lembrou a autoridade monetária, foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 1997 por ser um modelo único de cidade colonial portuguesa adaptada à natureza dos trópicos.
“O traçado ortogonal das ruas é uma mostra da originalidade do planejamento da cidade, que data do início do século XVII. Os famosos azulejos, que protegem as fachadas dos longos períodos de chuva, são exemplo da adaptação do estilo colonial português ao clima tropical”, acrescentou a instituição.
Além da arquitetura, o BC observou que São Luís mantém vivas as principais manifestações culturais do Maranhão, entre as quais a mais significativa é o bumba meu boi, declarado patrimônio cultural brasileiro.
            Fonte G1 e JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário