Blog do Djalma Silva: Maranhenses acompanham eclipse total da superlua

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Maranhenses acompanham eclipse total da superlua

Por volta das 22h, Lua começou a ser encoberta pela sombra da Terra (Foto: Maurício Araya / G1)
A Lua reinou soberana, e foi responsável por um espetáculo no céu na noite desse domingo (28). Os maranhenses puderam assistir a dois fenômenos astronômicos em um só: o eclipse total da superlua.
em algumas cidades maranhense foram instalados telescópios para que os interessados pudessem observar o fenômeno com mais detalhes. A empolgação de Giovana Guedes, de apenas oito anos, levou a famíla toda à praça, como revela a engenheira Taliana Guedes. "A gente aproveitou a oportunidade, porque nem todo ano acontece", afirmou. "Hoje é dia de contemplar a Lua, de olhar para cima, não para baixo, para o celular", disse o engenheiro Marcus Guedes.
Superlua ganhou tonalidade avermelhada no céu de São Luís (MA) (Foto: Maurício Araya / G1)


O último eclipse total lunar ocorreu em 1982, e o próximo só daqui a 18 anos, em outubro de 2033. Nesse domingo, a superfície do satélite natural da terra ficou avermelhada porque a Lua entrou na sombra criada pelo planeta Terra.

O show da fenômeno conhecido também como 'Lua de Sangue' durou pouco mais de uma hora, com auge às 23h48.á a superlua é conhecida dessa forma porque está em seu ponto mais próximo à Terra, já que sua órbita é elíptica – ou seja, gira em torno do planeta em uma elipse, e não em um círculo perfeito –, o que dá a impressão que ela está 12% no céu noturno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário