Blog do Djalma Silva: Confira o Discurso do Prefeito Chico Freitas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Confira o Discurso do Prefeito Chico Freitas

                                                      https://1.bp.blogspot.com/-_uV5An5evIM/WGpUZqbPHZI/AAAAAAAATmo/3FKu-uTGhAAVIQ-xdP6AnlDrcfFXi_LtgCLcB/s640/
Chico Freitas: Exmo Sr.  Francisco Cordeiro Vieira Filho, Digno Presidente desta Solene Sessão de Posse, na pessoa de quem saúdo as demais autoridades integrante da mesa

Exmos. Srs. Vereadores que me antecederam tomando posse

Exmo Sr. Prefeito, Dr. Jorge Eduardo Gonçalves de Melo, na pessoa de quem saúdo todo seu secretariado e demais autoridades presentes.

Srs. da Imprensa, Senhoras e Senhores, familiares que prestigiam esta solenidade, gente amiga de Lagoa Grande !!!

Neste dia de hoje, remeto-me à recente diplomação de prefeito do município de Lagoa Grande, em que recebi o diploma das mãos do Juiz Eleitoral, significando minha habilitação para tomar posse no cargo para o qual fui democraticamente eleito.

A eleição acabou. Fizemos uma campanha limpa, obedecendo rigorosamente aos ditames da lei eleitoral e nos comportando de forma respeitosa. Não foi fácil a jornada para obtenção de êxito e conquista do cargo majoritário do executivo desta querida Lagoa Grande do Maranhão. Contudo, já faz dias que descemos do palanque. Um novo ciclo começa a partir de agora.

A partir desta data histórica e sob as bênçãos de Deus, passamos a administrar Lagoa Grande do Maranhão, eu, na condição de Prefeito Municipal, e o estimado amigo, que comigo esteve em toda jornada de campanha, o Vice-Prefeito eleito, Francisco Grijalba de Souza.  Nós atribuímos esta vitória a todos que confiaram em nosso nome, mas isto só foi possível em virtude de termos recebido o apoio inconteste do prefeito que ora estou sucedendo, meu amigo pessoal, Dr. Jorge Melo, a quem, em seu nome, saúdo e agradeço a todos aqueles que nos estimularam, nos  apoiaram e trabalharam na campanha em todos os momentos, desde o lançamento de meu nome, passando pelas andanças de povoado em povoado, de casa em casa, culminando com a expressiva vitória que obtivemos nas urnas.

Em toda essa jornada destaco com muita gratidão o decisivo apoio e a compreensão de toda a minha família, de modo especial, a minha querida esposa Andrea Freitas, que seguramente vai continuar ao meu lado no exercício dessa sublime missão.

Se o diploma de bacharel que obtive na faculdade é importante, pois representa a oportunidade que tive de sair de minha terra para conquistar formação superior, o diploma de Prefeito de Lagoa Grande é o que mais me dignifica, pois demonstra que um filho desta terra onde nasci e me criei, lembrando que naquela época Lagoa Grande pertencia ao município de Lago da Pedra, retorna com o dever de contribuir com o melhor de minha experiência profissional e formação acadêmica, sempre pautada nos princípios da honestidade.

Quem conhece minha trajetória de vida e minha origem sabe o quanto esta conquista tem significado e muita responsabilidade para mim. Aqui não há espaço para vaidades. Permanecerei sendo cidadão livre e de bons costumes, posicionando meu comportamento e minhas ações nos sãos princípios da moral e da razão.
      Resultado de imagem para click aqui gif animado                             
                                                   

Podem ter certeza que em meu governo os interesses de Lagoa Grande estarão sempre em primeiro lugar e nesse sentido ressalto que será uma administração participativa com todos os segmentos da sociedade.

Não pretendo governar fazendo política partidária. Quero fazer um governo da pluralidade, da inclusão, da transparência. Não governarei procurando saber a cor da camisa que vestiam. Nossas cores passam a ser aquelas das faixas da nossa bandeira, o VERMELHO, O VERDE, O AZUL, O AMARELO e o BRANCO, esta última simbolizando a cor da PAZ, da UNIÃO, da HARMONIA e CONCÓRDIA.

Sou consciente que estarei a cada dia sendo avaliado e cobrado. E tem que ser assim mesmo. O povo tem de acompanhar, fiscalizar e cobrar seus representantes. A sociedade em geral reclama de todos os cidadãos postura ética, transparente e honesta. Isso é dever, especialmente dos gestores da coisa pública.

A cidadã Constituição Federal, em seu art. 37, cuidou desse perfil de administrador, impondo a ele obediência aos expressos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A Lei Complementar nº 101/2000, mais conhecida como a Lei de Responsabilidade Fiscal, atribui rigor na gestão dos recursos públicos.

É papel da sociedade, que também elege seus vereadores, para todos juntos exercerem esse importante e necessário mister de permanente vigilância, cobrando postura retilínea, trabalho honrado, competente e sério do executivo municipal.
                                   

A passos firmes, caminhando com segurança, empreenderei marcas realizando trabalho que digam respeito aos anseios do povo deste Município, tendo em vista desempenhar um trabalho sério e comprometido com os anseios mais dignos do povo, especialmente daqueles menos favorecidos.

Juntamente com a equipe de governo estarei conduzindo o executivo em perfeita sintonia com o legislativo e com o judiciário e em especial harmonia com toda sociedade.

Sem vaidades nem apego a cargos, concitarei toda equipe gestora a comigo e com o Vice-Prefeito, amigo Francisco Grijalba, priorizarmos interesses públicos e de toda sociedade nos mais diversos segmentos. O dever de prioridade é com o Município e com a população, com o povo. Somos SERVIDORES PÚBLICOS e como tal devemos nortear nossas ações e assim sermos cobrados.

Nosso programa de governo e nossas propostas estarão na ordem do dia e se constituirão pauta de agenda positiva, pois formam os pilares da  construção e discussão conjunta de uma gestão comprometida com a melhoria da qualidade de vida da coletividade.

Lembro-me com a nitidez da boa memória de todos os compromissos assumidos e trabalharei incansavelmente para cumpri-los, tendo exata noção do meu compromisso junto à população. Contudo, para não me flagrar com possível esquecimento, pois já não sou tão jovem quanto o município de Lagoa Grande, que em 2015 completou sua maioridade de 21 anos, tive o cuidado de anotar todos esses compromissos. Não foram promessas eleitoreiras, mas fruto de justos pedidos, tais como ora faço destaque para as estradas vicinais, água em todos os povoados, melhoria da infraestrutura na cidade e tantos outros.

Continuarei promovendo visitas às comunidades, escolas, postos de saúde e farei isso durante todo meu mandato.

Trabalharei com o conceito de sustentabilidade que ofereça qualidade de vida aos habitantes, minimize impactos no meio ambiente, com gerenciamento fiscal e administrativo ancorados na responsabilidade e na transparência, buscando crescimento econômico e o desenvolvimento social.

Cuidarei com zelo da educação, de modo à continuada melhoria do IDH e do IDEB e que jovens se sintam estimulados a buscarem formação superior, que se reverta futuramente em benefício para a nossa cidade. Tratarei com vigor da área da saúde, pois não se educa sem saúde nem se confere vida digna sem essas duas prioridades bem assistidas.

Desenvolvimento social e urbano da mesma forma se constituem áreas prioritárias.

A agricultura familiar merecerá toda minha especial e máxima atenção, pois políticas e ações de incentivo e assistência à produção agrícola familiar serão fortemente desenvolvidas e se constituirão fatores de importância estratégica para a geração de riquezas.

Valorização da cultura e do esporte, como forma de afastar os jovens dos caminhos maléficos, que sabemos estarem expostos aqueles que se deixam influenciar.

Os recursos são escassos. As necessidades são muitas. Há também a questão orçamentária, pois só podemos realizar despesas que estejam previamente autorizadas e contempladas em lei.

A meu estilo, não terei vergonha nem me faltará coragem para bater em tantas quantas portas forem necessárias em busca de recursos. Mesmo que neguem, insistirei e farei isso em nome de vocês. Não pedirei nada em proveito pessoal, portanto me sentirei bem à vontade para receber os “NÃOs”, porém com a convicção de que muitos “SIMs” nos serão concedidos e haverão de prosperar.

Estarei presente!  Sou como sou e assim permanecerei sendo: amigo, justo, parceiro, leal, sincero, positivo e alegre.  Essas características não devem ser confundidas, mas reconhecidas como sendo de alguém que lhes dá atenção e que compartilha momentos bons e ruins bem como aqueles de socialização e de acolhida.

Os desafios são grandes, mas com a compreensão e ajuda de vocês conquistaremos juntos grandes vitórias e resultados positivos.

Convidarei com frequência a sociedade para discutirmos rumos e projetos e prioridades para a nossa cidade e para o nosso município.

Meus parabéns aos vereadores eleitos e meus agradecimentos elogiosos aos que não conseguiram renovar mandatos e meu estímulo para aqueles que não lograram sucesso a continuarem no exercício democrático de seus ideais.

Senhores Vereadores, convido-os a serem partícipes desse direcionamento administrativo. O apoio dos senhores é fundamental para o sucesso dos nossos propósitos. Tenho certeza de que seremos merecedores da compreensão dos senhores, como a recíproca também é verdadeira.

Aliás, preciso de todos vocês. Não posso prescindir de absolutamente ninguém. Todos com os seus potenciais talentos e conhecimentos são fundamentais para o continuado desenvolvimento de Lagoa Grande.

Havendo necessidade de correção de rumo, a correção será feita. Volto a afirmar: como costumo dizer, não tenho compromisso com o erro, mas sou humano e todos erramos. Como disse certa vez o Estadista Juscelino Kubstscheck, “costumo voltar atrás, sim. Não tenho vocação para permanecer no erro”

Daqui a quatro anos quero ser cobrado pelos meus compromissos assumidos com a população e reafirmo aqui a minha coragem e a minha confiança, apoiado nas palavras de outro grande líder da história do Brasil, que foi Getúlio Vargas, quando exclamou: Quem não tiver confiança no seu destino é indigno do legado que recebeu.

Conto com todos vocês para esse trabalho e peço a Deus que nos guie nesses caminhos pelos quais percorreremos na busca de CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO.



Muito obrigado!                      
[23:20, 1/1/2017] Chico Freitas: Exmo Sr.  Francisco Cordeiro Vieira Filho,    Digno Presidente desta Solene Sessão de Posse, na pessoa de quem saúdo as demais autoridades integrante da mesa

Exmos. Srs. Vereadores que me antecederam tomando posse

Exmo Sr. Prefeito, Dr. Jorge Eduardo Gonçalves de Melo, na pessoa de quem saúdo todo seu secretariado e demais autoridades presentes.

Srs. da Imprensa, Senhoras e Senhores, familiares que prestigiam esta solenidade, gente amiga de Lagoa Grande !!!

Neste dia de hoje, remeto-me à recente diplomação de prefeito do município de Lagoa Grande, em que recebi o diploma das mãos do Juiz Eleitoral, significando minha habilitação para tomar posse no cargo para o qual fui democraticamente eleito.

A eleição acabou. Fizemos uma campanha limpa, obedecendo rigorosamente aos ditames da lei eleitoral e nos comportando de forma respeitosa. Não foi fácil a jornada para obtenção de êxito e conquista do cargo majoritário do executivo desta querida Lagoa Grande do Maranhão. Contudo, já faz dias que descemos do palanque. Um novo ciclo começa a partir de agora.

A partir desta data histórica e sob as bênçãos de Deus, passamos a administrar Lagoa Grande do Maranhão, eu, na condição de Prefeito Municipal, e o estimado amigo, que comigo esteve em toda jornada de campanha, o Vice-Prefeito eleito, Francisco Grijalba de Souza.  Nós atribuímos esta vitória a todos que confiaram em nosso nome, mas isto só foi possível em virtude de termos recebido o apoio inconteste do prefeito que ora estou sucedendo, meu amigo pessoal, Dr. Jorge Melo, a quem, em seu nome, saúdo e agradeço a todos aqueles que nos estimularam, nos  apoiaram e trabalharam na campanha em todos os momentos, desde o lançamento de meu nome, passando pelas andanças de povoado em povoado, de casa em casa, culminando com a expressiva vitória que obtivemos nas urnas.

Em toda essa jornada destaco com muita gratidão o decisivo apoio e a compreensão de toda a minha família, de modo especial, a minha querida esposa Andrea Freitas, que seguramente vai continuar ao meu lado no exercício dessa sublime missão.

Se o diploma de bacharel que obtive na faculdade é importante, pois representa a oportunidade que tive de sair de minha terra para conquistar formação superior, o diploma de Prefeito de Lagoa Grande é o que mais me dignifica, pois demonstra que um filho desta terra onde nasci e me criei, lembrando que naquela época Lagoa Grande pertencia ao município de Lago da Pedra, retorna com o dever de contribuir com o melhor de minha experiência profissional e formação acadêmica, sempre pautada nos princípios da honestidade.

Quem conhece minha trajetória de vida e minha origem sabe o quanto esta conquista tem significado e muita responsabilidade para mim. Aqui não há espaço para vaidades. Permanecerei sendo cidadão livre e de bons costumes, posicionando meu comportamento e minhas ações nos sãos princípios da moral e da razão.

Podem ter certeza que em meu governo os interesses de Lagoa Grande estarão sempre em primeiro lugar e nesse sentido ressalto que será uma administração participativa com todos os segmentos da sociedade.

Não pretendo governar fazendo política partidária. Quero fazer um governo da pluralidade, da inclusão, da transparência. Não governarei procurando saber a cor da camisa que vestiam. Nossas cores passam a ser aquelas das faixas da nossa bandeira, o VERMELHO, O VERDE, O AZUL, O AMARELO e o BRANCO, esta última simbolizando a cor da PAZ, da UNIÃO, da HARMONIA e CONCÓRDIA.

Sou consciente que estarei a cada dia sendo avaliado e cobrado. E tem que ser assim mesmo. O povo tem de acompanhar, fiscalizar e cobrar seus representantes. A sociedade em geral reclama de todos os cidadãos postura ética, transparente e honesta. Isso é dever, especialmente dos gestores da coisa pública.

A cidadã Constituição Federal, em seu art. 37, cuidou desse perfil de administrador, impondo a ele obediência aos expressos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A Lei Complementar nº 101/2000, mais conhecida como a Lei de Responsabilidade Fiscal, atribui rigor na gestão dos recursos públicos.

É papel da sociedade, que também elege seus vereadores, para todos juntos exercerem esse importante e necessário mister de permanente vigilância, cobrando postura retilínea, trabalho honrado, competente e sério do executivo municipal.

A passos firmes, caminhando com segurança, empreenderei marcas realizando trabalho que digam respeito aos anseios do povo deste Município, tendo em vista desempenhar um trabalho sério e comprometido com os anseios mais dignos do povo, especialmente daqueles menos favorecidos.

Juntamente com a equipe de governo estarei conduzindo o executivo em perfeita sintonia com o legislativo e com o judiciário e em especial harmonia com toda sociedade.

Sem vaidades nem apego a cargos, concitarei toda equipe gestora a comigo e com o Vice-Prefeito, amigo Francisco Grijalba, priorizarmos interesses públicos e de toda sociedade nos mais diversos segmentos. O dever de prioridade é com o Município e com a população, com o povo. Somos SERVIDORES PÚBLICOS e como tal devemos nortear nossas ações e assim sermos cobrados.

Nosso programa de governo e nossas propostas estarão na ordem do dia e se constituirão pauta de agenda positiva, pois formam os pilares da  construção e discussão conjunta de uma gestão comprometida com a melhoria da qualidade de vida da coletividade.

Lembro-me com a nitidez da boa memória de todos os compromissos assumidos e trabalharei incansavelmente para cumpri-los, tendo exata noção do meu compromisso junto à população. Contudo, para não me flagrar com possível esquecimento, pois já não sou tão jovem quanto o município de Lagoa Grande, que em 2015 completou sua maioridade de 21 anos, tive o cuidado de anotar todos esses compromissos. Não foram promessas eleitoreiras, mas fruto de justos pedidos, tais como ora faço destaque para as estradas vicinais, água em todos os povoados, melhoria da infraestrutura na cidade e tantos outros.

Continuarei promovendo visitas às comunidades, escolas, postos de saúde e farei isso durante todo meu mandato.

Trabalharei com o conceito de sustentabilidade que ofereça qualidade de vida aos habitantes, minimize impactos no meio ambiente, com gerenciamento fiscal e administrativo ancorados na responsabilidade e na transparência, buscando crescimento econômico e o desenvolvimento social.

Cuidarei com zelo da educação, de modo à continuada melhoria do IDH e do IDEB e que jovens se sintam estimulados a buscarem formação superior, que se reverta futuramente em benefício para a nossa cidade. Tratarei com vigor da área da saúde, pois não se educa sem saúde nem se confere vida digna sem essas duas prioridades bem assistidas.

Desenvolvimento social e urbano da mesma forma se constituem áreas prioritárias.

A agricultura familiar merecerá toda minha especial e máxima atenção, pois políticas e ações de incentivo e assistência à produção agrícola familiar serão fortemente desenvolvidas e se constituirão fatores de importância estratégica para a geração de riquezas.

Valorização da cultura e do esporte, como forma de afastar os jovens dos caminhos maléficos, que sabemos estarem expostos aqueles que se deixam influenciar.

Os recursos são escassos. As necessidades são muitas. Há também a questão orçamentária, pois só podemos realizar despesas que estejam previamente autorizadas e contempladas em lei.

A meu estilo, não terei vergonha nem me faltará coragem para bater em tantas quantas portas forem necessárias em busca de recursos. Mesmo que neguem, insistirei e farei isso em nome de vocês. Não pedirei nada em proveito pessoal, portanto me sentirei bem à vontade para receber os “NÃOs”, porém com a convicção de que muitos “SIMs” nos serão concedidos e haverão de prosperar.

Estarei presente!  Sou como sou e assim permanecerei sendo: amigo, justo, parceiro, leal, sincero, positivo e alegre.  Essas características não devem ser confundidas, mas reconhecidas como sendo de alguém que lhes dá atenção e que compartilha momentos bons e ruins bem como aqueles de socialização e de acolhida.

Os desafios são grandes, mas com a compreensão e ajuda de vocês conquistaremos juntos grandes vitórias e resultados positivos.

Convidarei com frequência a sociedade para discutirmos rumos e projetos e prioridades para a nossa cidade e para o nosso município.

Meus parabéns aos vereadores eleitos e meus agradecimentos elogiosos aos que não conseguiram renovar mandatos e meu estímulo para aqueles que não lograram sucesso a continuarem no exercício democrático de seus ideais.

Senhores Vereadores, convido-os a serem partícipes desse direcionamento administrativo. O apoio dos senhores é fundamental para o sucesso dos nossos propósitos. Tenho certeza de que seremos merecedores da compreensão dos senhores, como a recíproca também é verdadeira.

Aliás, preciso de todos vocês. Não posso prescindir de absolutamente ninguém. Todos com os seus potenciais talentos e conhecimentos são fundamentais para o continuado desenvolvimento de Lagoa Grande.

Havendo necessidade de correção de rumo, a correção será feita. Volto a afirmar: como costumo dizer, não tenho compromisso com o erro, mas sou humano e todos erramos. Como disse certa vez o Estadista Juscelino Kubstscheck, “costumo voltar atrás, sim. Não tenho vocação para permanecer no erro”

Daqui a quatro anos quero ser cobrado pelos meus compromissos assumidos com a população e reafirmo aqui a minha coragem e a minha confiança, apoiado nas palavras de outro grande líder da história do Brasil, que foi Getúlio Vargas, quando exclamou: Quem não tiver confiança no seu destino é indigno do legado que recebeu.

Conto com todos vocês para esse trabalho e peço a Deus que nos guie nesses caminhos pelos quais percorreremos na busca de CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO.

 Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário