Blog do Djalma Silva: Mais de 200 mil estudantes farão primeira avaliação do Seama, nesta terça (11) e quarta-feira (12)

terça-feira, 11 de junho de 2019

Mais de 200 mil estudantes farão primeira avaliação do Seama, nesta terça (11) e quarta-feira (12)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará, nesta terça (11) e quarta-feira (12), as primeiras provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama). Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. As avaliações têm como objetivo fornecer subsídios às escolas, para o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções. São cerca de 280 mil estudantes participantes.
No total, serão avaliados cerca de 280 mil estudantes das redes estadual e municipais, sendo: 103.685 estudantes do 5º ano; 93.912 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, e 82.321 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, de 4.242 escolas em todo o Maranhão.
A avaliação terá duração de 2 horas. Serão utilizados 21 cadernos de prova de modelos diferenciados. As provas serão compostas de 44 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 52 questões para o 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio.
Seama
Inédito no Maranhão, o Seama foi instituído pelo Governo do Estado como política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses. E é uma ação integrante do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e do programa Mais Ideb. O Seama conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O sistema permitirá estabelecer o índice próprio do Estado, contribuindo para a melhor definição das metas conforme as redes; acompanhamento dos resultados dos estudantes no decorrer do ano; análise da prática avaliativa desenvolvida nas escolas (por meio da compatibilização dos resultados nos simulados e nas atividades de sala de aula), entre outros avanços.
“Essa é uma ação inédita no Maranhão. Será um ganho importante para que o Maranhão cresça ainda mais em qualidade, que é a determinação do governador Flávio Dino, uma educação pública de qualidade social. Todos os estados que avançaram nos indicadores educacionais já possuem sistemas próprios de avaliação. Desta forma, contamos com o empenho de cada regional, de gestor escolar, de cada professor e de cada um dos 280 mil estudantes aptos a fazerem a avaliação. É preciso que todos entendam que o desenvolvimento dos indicadores educacionais e o crescimento pessoal dos nossos estudantes dependem de todos os envolvidos no processo educacional”, enfatizou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.
Serviço
O Que – Aplicação da primeira avaliação do Seama;
Quando – Terça (11) e quarta (12) pela manhã e tarde;
Contato – Luana Muriella (98) 9.9172-4218.

MARANHÃO DE TODOS NÓS

Nenhum comentário:

Postar um comentário