Blog do Djalma Silva: Lago da Pedra registra caso de Sarampo

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Lago da Pedra registra caso de Sarampo

                     Resultado de imagem para surto de sarampo em lago da pedra ma
Um caso de Sarampo em Lago da Pedra Maranhão – MA, alarmou a população e profissionais da saúde. Uma Criança de 8 meses de vida que já passou por Teresina – PI, São Francisco do Maranhão e São Luís, foi devidamente atendida colocada em observação.
A secretaria de saúde através da regional e município está realizando “bloqueio” que é uma medida de urgência em relação ao sarampo. Todas as crianças e adultos que tiveram contato com ela nesse período e também em torno da residência da criança será realizada uma checagem na carteira de vacinação.
A secretaria de saúde através da regional já disponibilizou duas mil (2.000) doses, pra fase de bloqueio mesmo antes da campanha de vacinação contra o sarampo. A criança está tendo o devido tratamento na sua residência.
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Como prevenir o sarampo?
O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.
Fonte: Blog Tribuna 101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário