quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Projeto de criação do Estado do Maranhão do Sul é protocolado no Senado

             
O projeto foi protocolado pelo senador José Wilson Siqueira Campos, nessa segunda-feira(19).
BRASÍLIA – Autor do projeto que criou o Estado do Tocantins, o senador Siqueira Campos (DEM-TO), protocolou nessa segunda-feira (19), um projeto de decreto legislativo para dividir o Maranhão e criar O Estado do Maranhão do Sul. A proposta começou a tramitar logo em seguida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e aguarda, ainda, a designação de um relator.
Em sua mensagem, Siqueira Campos justifica que a divisão do Estado em dois é necessária devido a diferença na colonização entre o norte e o sul do estado. Enquanto imigrantes portugueses, franceses e holandeses colonizaram o norte onde o foco foi São Luís, no Sul do Estado foram os nordestinos quem transformaram a região.
O projeto foi protocolado com a assinatura de mais 27 parlamentares, e por enquanto, ainda, não tem prazo para ir a votação no plenário.
A iniciativa de Siqueira Campos não foi surpresa, uma vez que ele fez questão de defender no ato de posse no Senado, no lugar de Eduardo Gome(MDB-TO), eleito governador do Estado, a criação de mais 13 Estados no Brasil. Siqueira havia sido o político que deflagrou o movimento popular pela criação dos estados do Tocantins e do Amapá, durante a Assembleia Constituinte de 1988.
Novo Estado
Em caso de aprovação pelo Senado Federal, o próximo passo será a realização de um plebiscito popular no Maranhão.
Caso seja aprovado, o Maranhão do Sul deverá ter Imperatriz como capital e os demais seguintes municípios: as seguintes cidades, sendo que Imperatriz  deve ser a capital:  Açailândia, Alto Parnaíba, Amarante do Maranhão, Arame, Balsas, Barra do Corda, Benedito Leite, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Buritirana, Campestre do Maranhão, Carolina, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Governador Edison Lobão, Grajaú, Imperatriz, Itaipava do Grajaú, Itinga do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras, João Lisboa, Lajeado Novo, Loreto, Mirador, Montes Altos, Nova Colina, Nova Iorque, Pastos Bons, Porto Franco, Riachão, Ribamar Fiquene, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Senador La Roque, Sítio Novo, Sucupira do Norte, Tasso Fragoso e Vila Nova dos Martírios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário