Blog do Djalma Silva: Novas regras vão editar novo cenário politico nas eleições 2020 em Lagoa Grande do Maranhão

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Novas regras vão editar novo cenário politico nas eleições 2020 em Lagoa Grande do Maranhão



Estamos á menos de dez meses das eleição deste ano de 2020 que será realizado no dia 4 de outubro. Os lagoagrandendes irão às urnas escolher um prefeito, seu vice e 9 vereadores. Houve algumas alterações para os partidos e para quem pretende ser candidato. No meio político, a movimentação em relação à formação de chapas de vereadores e de candidaturas a prefeito já é considerável.
As duas principais mudanças para a eleição municipal são: 1 - não haverá mais coligação (união) entre partidos na eleição proporcional (de vereador), ficando permitida apenas para a eleição majoritária (de prefeito); 2 - o prazo para filiação em algum partido para quem quer ser candidato é de seis meses antes da eleição, portanto, é preciso se filiar até 4 de abril de 2020. Quem já é filiado e pretende trocar de partido, o prazo máximo é 4 de março.
O cadastro biométrico de eleitores de Lagoa Grande será obrigatório em para a eleição de 2020. Em caso de outros municípios, deve-se consultar o cartório eleitoral de cada comarca.
A escolha dos candidatos em convenções partidárias e a deliberação sobre coligações deverão ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto do ano que vem. Para saber se você está filiado a algum partido, acesse o endereço www.tse.jus.br.
A Câmara dos Deputados aprovou no último dia 1 o Projeto de Lei 4121/19 que prevê a correção pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) aos limites de gastos de campanha de 2016 para o pleito de 2020. Para valer, a nova lei precisa ser aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente até hoje, já que qualquer mudança na legislação eleitoral precisa ser publicada em até um ano antes das eleições.
PRÉ-CANDIDATOS
Em Lagoa Grande do Maranhão, 4 nomes de possíveis pré-candidatos a prefeito se tornaram públicos. Desde o atual prefeito, Chico Freitas (PCdoB), Neres Policarpo nome articulado pela a oposição, ex-primeira dama Graciane, e Simeão do Posto.

Mais por enquanto no tabuleiro politico de nossa cidade é só muita especulações e fofocas, um disse me disse que fulano falou pra ele e assim vai,então vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos que virão, porque daqui até o mês de agosto tem muita água pra rolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário