Blog do Djalma Silva: Reflexão do vereador Francisco cordeiro sobre a Pandemia Mundial provocada pelo Novo Corona Vírus (COVID-19).

sábado, 4 de julho de 2020

Reflexão do vereador Francisco cordeiro sobre a Pandemia Mundial provocada pelo Novo Corona Vírus (COVID-19).


OPINIÃO
A Pandemia Mundial provocada pelo Novo Corona Vírus (COVID-19), provocou um grande prejuízo, especialmente, para as famílias que perderam entes queridos.
Tivemos que fechar nossas portas e nos afastar dos amigos.
O comércio teve que fechar as portas e milhões de desempregados tem assustado muitas pessoas.
O Sistema de Saúde precário, mostrou o pavor de não suprir o números de infectados e muito mais pessoas morrerem.
Após alguns meses o pânico diminuiu, embora, não esqueçamos a doença continua contaminando e matando muitas pessoas.
A Economia Nacional em crise na maioria dos setores. Como esperados chegaria um momento em que a abertura e retorno das atividades econômicas terão que funcionar na "Nova Normalidade".
Nos Municípios, onde de fato a vida acontece, onde as pessoas conhecem e vivem as alegrias e também as triste de cada amigo, os impactos são sentidos com mais força.
É preciso um retorno das atividades econômicas, pois embora ainda o vírus esteja contaminando, as respostas do Sistema de Saúde, também estão respondendo a contento.
Em nosso Município de Lagoa Grande do Maranhão graças a Deus o número de pacientes confirmados com O COVID-19 está estável, a mais de uma semana que o BOLETIM DA SECRETARIA DE SAÚDE, informa que são 99 casos ativos, o número de recuperados aumentando e não temos nenhum paciente no Hospital Municipal com a doença.
Por outro lado, temos um número razoável de pequenos estabelecimentos que continuam fechados sem poder atender seus clientes e sem poder arcar com as despesas contraídas para abertura e funcionamento do mesmo ante Ada Pandemia.
Contrariamente ao Decreto Estadual de Abertura Econômica Gradual, o Executivo, estende, as restrições até dia 15/07/2020.


Entendo a preocupação, se pensarmos que para controlar a Epidemia temos todos que ficar em casa, se não pensarmos naqueles que tiram seu sustento das atividades que desenvolvem seria melhor ficarmos todos em casa até desenvolverem um vacina e todos estivéssemos imunes ao Vírus.
A vida fática, é diferente!
Quem tem um bar e vive desse trabalho, 05 meses de porta fechada é muito começado. Como pagar as contas?
Quem tem uma pequena academia, que comprou os equipamentos para pagar com as mensalidades dos clientes e fecha as portas 05 meses, vive uma situação difícil.
Na Sessão ORDINÁRIA da CÂMARA DE LAGOA GRANDE DO MARANHÃO, ontem (03/07/2020), recebemos os donos de academias da cidade pedindo socorro. Sem entender o motivo do Decreto Municipal continuar com as mesmas restrições do Decreto anterior, sendo que, as condições do Município propiciam a abertura Gradual das atividades.
Os donos de Bares ligam, vem até os vereadores e também pede socorro para que possa vender seus produtos.
Sou favorável a reabertura das atividades econômicas de forma gradual sim.
Se for percebido que devido a abertura a situação de saúde vida população tornou-se mais preocupante, aí sim, novas restrições podem serem impostas.
E outra as pessoas precisam ter a liberdade e a consciência de que se for a determinados estabelecimentos correm maiores riscos de se contaminarem e contaminar outras pessoas.
Defendi na reunião do dia 25/06, que o Município seguisse o Decreto Estadual, até porque todos os Decretos Municipal anteriores seguiram as Determinações do Estado, e olha que a Capital Decretou fechamento total das atividades com algumas excessões e nós não foi preciso.
Logo o mais lógico seria o município de forma gradual seguindo as orientações de segurança que todos já sabem de cor ter seguido desde o dia 27/06 a reabertura das atividades econômicas do Município.
Foi Decidido pelo Colegiado do Comitê Gestor de Enfretamento do COVID-19 e a maioria dos participantes pela extensão das restrições até dia 15/07.
Que Deus nos conceda cada dia mais controle dessa Epidemia e que todos possam recuperar sua saúde e suas atividades financeira.
Pois caso, contrário, o retorno também das atividades escolares não será seguido o Decreto Estudar que prevê o retorno GRADUAL das atividades escolares.
Mas esse será um novo momento!
Forte abraço!
Francisco Cordeiro
Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário