Blog do Djalma Silva: Descoberta de gás natural em Bernardo do Mearim

domingo, 7 de abril de 2013

Descoberta de gás natural em Bernardo do Mearim

OGX anuncia descoberta de gás natural em Bernardo do Mearim


Descoberta foi comunicada semana passada à ANP e ocorreu na acumulação São Raimundo, no bloco PN-T-67, localizado na Bacia do Parnaíba.

Ribamar Cunha
Subeditor de Economia

A OGX constatou a presença de gás natural em Bernardo do Mearim, município distante cerca de 307 km de São Luís. A descoberta, comunicada à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ocorreu no poço pioneiro 1OGX110MA, denominado de acumulação São Raimundo, no bloco PN-T-67, localizado na Bacia do Parnaíba.
De acordo com informações da ANP sobre poços exploratórios em atividade na Bacia do Parnaíba, a perfuração na acumulação São Raimundo foi iniciada pela sonda BCH12 no dia 9 de março - 16 dias depois, a OGX informou oficialmente ao órgão a descoberta de indícios de gás.
Os próximos passos da OGX para essa acumulação deve ser a realização de testes de formação com a finalidade de avaliar a capacidade de produção de poço exploratório de gás natural.
O procedimento, que é comum durante a atividade de perfuração de poços de exploração, permite que se conheça melhor o reservatório de óleo ou gás, levando de um a três dias para ser concluído. O teste é fundamental para se declarar a comercialidade ou não do gás em determinado poço.
A prefeita de Bernardo do Mearim, Eudina Costa, disse que há uma expectativa acerca da campanha exploratória que a OGX está fazendo no município, mas que pretende aguardar o resultado dos testes que ainda serão realizados no poço.
O teste de formação mais recente realizado pela OGX na Bacia do Parnaíba ocorreu no poço OGX-107. A acumulação Fazenda Chicote, localizada no bloco PN-T-49, área do município de Trizidela do Vale, indicou vazão de gás de 3,2 milhões de m³/d.
Esse poço encontra-se distante cerca de 20 km do Campo de Gavião Branco, e a aproximadamente 50 km do Campo de Gavião Real. Neste último campo, localizado no município de Santo Antônio dos Lopes, a OGX já está produzindo gás comercialmente, atendendo inicialmente o projeto termelétrico de geração de energia a gás, desenvolvido pela MPX.
Ainda como resultado de sucesso da campanha exploratória na Bacia do Parnaíba, a OGX declarou a comercialidade da acumulação de Bom Jesus (Campo de Gavião Branco), no município de Lima Campos.
Também com referência à Lima Campos, a OGX comunicou à ANP, dia 19 deste mês, a descoberta de gás na acumulação Santa Isabel (poço 40GX108BMA), no bloco PN-T-49.
Mais

Desde que iniciou a campanha exploratória na Bacia do Parnaíba em 2009, a OGX já perfurou mais de 20 poços, com taxa de sucesso de 70%. Para este ano, a empresa de Eike Batista pretende perfurar mais 10 poços na região.

Fonte: Maranhão, meu tesouro, meu torrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário