Blog do Djalma Silva: Cidade citada em reportagem do Fantástico recebeu convênios “eleitoreiros” em 2010

terça-feira, 10 de junho de 2014

Cidade citada em reportagem do Fantástico recebeu convênios “eleitoreiros” em 2010

                                        Maranhão da Gente
                       gurgel
São Pedro da Água Branca, cidade de 12.287 habitantes, situada no interior do Maranhão  foi citada ontem em reportagem do Fantástico sobre a corrupção eleitoral. Ano passado o nome do munícipio também consta na lista de cidades beneficiadas com convênios “eleitoreiros”, feitos em 2010, pela então governadora Roseana Sarney, candidata a reeleição, conforme relata o Procurador da República, Roberto Gurgel no parecer onde pede a cassação de Roseana Sarney por abuso de poder político e econômico.
No parecer Roberto Gurgel afirma que a cooptação de lideranças políticas através de convênios foi fundamental para a vitória de Roseana Sarney em 2010. Ele cita exemplos de trinta e uma cidade cujas prefeituras firmaram convênios com o governo do Estado e cujo resultados nas urnas foi favorável a Roseana Sarney e dentre estas cidades está São Pedro da Água Branca.
Em 2010, poucos meses antes da eleição, a cidade firmou com o governo do Estado convênio  no valor de R$ 4 milhões e Roseana Sarney recebeu mais de 70% dos votos na cidade. O parecer de Roberto Gurgel aponta que entre os dias 21 e 24 de junho de 2010, ás vésperas da convenção que indicou Roseana Sarney como candidata a reeleição foram firmados convênios com diversas prefeituras na soma de R$ 165 milhões.
São Pedro da Água Branca, foi um dos munícipios beneficiados com estes convênios assinados  Para o Procurador Geral da República estava clara a intenção de cooptar apoios através destes convênios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário