segunda-feira, 9 de junho de 2014

Prefeito Dr.Jorge é citado como um dos articuladores do PT em apoio a Flávio Dino

                                                      Maranhão da Gente
                         
Pré-candidato a governador e líder nas intenções de votos nas pesquisas eleitorais, Flávio Dino (PCdoB) tem recebido grande apoio popular e de diversos partidos. Reunindo nove siglas, o grupo de oposição está fortalecido e vai marchar unido para enfrentar as urnas em outubro. Além dos partidos que comporão oficialmente a aliança na coligação de apoio à sua candidatura, Flávio Dino tem a seu lado militantes do PT em todo o estado.
Com eventos realizados ao longo de um ano e meio, o movimento Diálogos pelo Maranhão tem retratado a grande adesão de petistas ao projeto político da oposição, que tem como cerne principal superar o modelo político oligárquico e implantar políticas públicas no Maranhão que tenham como meta melhorar os índices socioeconômicos do estado.
No último final de semana, por exemplo, o prefeito do município de Lagoa Grande, Dr. Jorge (PT), foi um dos representantes do Partido dos Trabalhadores que estiveram nos eventos. Flávio Dino esteve na região junto a apoiadores de sua pré-candidatura e protagonizou eventos com forte participação popular e política.
Eu estou apoiando Flávio Dino e a caravana da mudança e assim como fiz em 2010 vou fazer em 2014. Agora com esperança renovada de que dias melhores estão por vir para o nosso povo,” disse o prefeito em entrevista.
Na semana anterior, foi a presidente municipal do PT de Bom Jesus das Selvas quem fez um grande ato em prol da pré-candidatura de Flávio Dino. Ex-prefeita da cidade, Maria Lira fez um grande discurso em defesa da alternância de poder no Maranhão, representada na liderança do pré-candidato de oposição.
Flávio Dino e Manoel da Conceição
Maria Lira falou da participação dos movimentos sociais maranhenses no projeto de mudança para o estado e ratificou: “Pra ter luta, tem que ter soldado. Eu tenho um voto que é o meu, mas sou uma soldada da luta mobilizadora no meio de um exército que onde estiver acampado estará lutando em prol da candidatura de Flávio Dino”. Foi de autoria do vereador Henrique Paraibano do PT de Lago da Pedra a entrega do título de cidadão honorífico de Lago da Pedra entregue a Flávio Dino em visita ao município.
Segundo o presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry Barroso, a participação de grande parte da militância petista em atividades em apoio à mudança no Maranhão é decorrente da história de lutas sociais que o PT possui. “A presença de militantes petistas e de movimentos sociais em nosso movimento é quase uma constante. Já percorremos mais de 100 municípios e na maior parte deles contamos com a presença e a ação dos companheiros do PT na luta por um Maranhão mais justo,” afirmou.
PT com Flávio Dino, Dilma e Lula”
Em 13 de abril deste ano, centenas de militantes do PT de todo o Maranhão se reuniram para reafirmar o apoio à pré-candidatura de Flávio Dino. O evento teve como nome “PT com Flávio Dino, Dilma e Lula” e foi um dos maiores da pré-campanha. Na ocasião, os petistas assinaram um manifesto em favor da alternância de poder no Maranhão e afirmaram que a eleição de Flávio Dino transformou-se em uma causa humanitária no estado.
Um dos grandes símbolos dessa guinada em favor da aliança com a oposição ao grupo Sarney foi a presença do líder camponês Manoel da Conceição, que explicou a todos os militantes que, para honrar a história de luta contra ditadura e em nome dos trabalhadores, haja empenho do PT na campanha de Flávio Dino. Manoel foi recebido com festa e aplaudido de pé.
O compromisso foi registrado em carta assinada pela militância petista, afirmando que a possível candidatura de Flávio Dino tem como ponto central “a defesa da vida e da cidadania”. Na carta, os petistas defendem uma grande aliança de todos os partidos e movimentos sociais que “criar novas condições para o exercício da cidadania, dos Direitos, em nosso Estado”.
Flávio Dino e Maria Lira Bom Jesus das Selvas
Aliança por um Maranhão mais Justo
O pré-candidato Flávio Dino tem dito em suas andanças pelo Maranhão que é preciso unir o estado em prol de um projeto que tenha como diretrizes a Democracia, a Justiça Social e o Desenvolvimento para Todos. Ao longo de sua caminhada, Flávio Dino reuniu importantes apoios para disputar as eleições de outubro.


Próximo às convenções que homologarão as candidaturas e as alianças partidárias, Dino conseguiu reunir apoio de 8 partidos, além do PCdoB. Já declararam que caminharão junto com o PCdoB: PDT, PSB, PTC, PP, Solidariedade, PROS, PPS e PSDB – reunindo as lideranças de oposição no Maranhão em candidatura única. Dos 9 partidos que devem compor a chapa de oposição, 5 apoiam a candidatura de Dilma Rousseff (PCdoB, PDT, PTC, PP e PROS), dois a candidatura de Eduardo Campos (PSB e PPS) e dois a candidatura de Aécio Neves (PSDB e Solidariedade).
Mesmo não fazendo parte dos partidos que farão parte da coligação de apoio a Dino, a presença dos militantes petistas mostra que a mobilização em torno da pré-candidatura de Flávio Dino mobiliza todos os setores da sociedade.
Queremos dias melhores para o nosso povo, dias em que a riqueza de nosso estado não será posse de um pequeno grupo, mas de todos os maranhenses. Aqueles que acreditam nesse novo projeto para o Maranhão estão unidos em torno desse projeto. Vamos continuar agregando forças para derrotar um ciclo de atraso imposto por um pequeno grupo,” afirmou Flávio Dino.
Segundo Dino, é fundamental que todas as forças políticas se articulem e apresentem ao Maranhão uma nova opção política e administrativa. Ao longo dos últimos quatro anos, os partidos de oposição dialogaram e conseguiram fechar o entendimento para lançarem candidatura única na disputa de 2014
Em entrevistas, Dino fala sobre o esforço de todas as lideranças que hoje compõem o grupo de oposição de trabalhar unidas por um momento de superação de um “ciclo de atraso”. Em uma ampla aliança, Dino compara o caso maranhense ao que aconteceu na década de 90 no Acre, em que partidos de diferentes posições nacionais caminharam juntos para derrotar o modelo oligárquico no estado:
“Foi com uma aliança assim, em que forças nacionais concorrentes se uniram no plano estadual, que o Acre derrotou a sua oligarquia e iniciou uma nova etapa na sua história. Queremos unir forças em nome do Maranhão, não em torno de pessoas,” disse em entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+ Badge