Blog do Djalma Silva: A tradição da colheita do Arroz em Lagoa Grande e Região, resgatando a nossa cultura.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

A tradição da colheita do Arroz em Lagoa Grande e Região, resgatando a nossa cultura.

ARROZ

Para quem não conhece os  métodos de como colher o nosso principal alimento que não pode faltar na mesa do maranhense. o então Arroz, que é plantado entre os meses de Dezembro e Janeiro em nossa região, período que se inicia as chuvas e vai até o mês de Maio época da colheita, o blog vai fazer uma breve explanação, e resgatar um pouco da nossa tradição, e mostrar como nós aqui do Médio Mearim usamos a nossa criatividade de cultivar de forma manual, ou seja no Toco, como nós chamamos por aqui.


Este ano o período chuvoso  contribuiu muito para uma boa safra  de Arroz, Feijão ,Milho entre outras, pequenos produtores  do Município de Lagoa Grande e região que fizeram suas roças ficaram animados e satisfeitos porque não teve perda nem uma com suas plantações.

Os métodos da colheita do Arroz aqui é diferente dos grandes produtores que faz a colheita de forma mecanizada, enquanto nós fazemos todo o processo manualmente com o auxílio de  cortadores de arroz que chamamos de "Faca de cortar Arroz e Inchó, cada pessoa usa um Bizaco a tiracol que chamamos de  Cofo feito de palha de coco babaçu para colocar o arroz na hora de panha, depois é colocado dentro de outro  cofo mais maior também feito de palha de coco, este nós chamamos de Paneiro, que cheio tem o peso de  45 kg que corresponde  uma arroba. famílias inteiras se reúne para ajudar a colher o  arroz do vizinho e tem gente que chega a cortar até 5 Arrobas de arroz, ou seja 225 kg por dia. 
MARANHÃO
   
 Uma Linha e meia de Terra que é,equivalente a meia hectares  de terra  chega a dar 20 arrobas  de arroz de 45 kg.
O arroz colhido  é amontoado  em um Paiol feito mesmo na roça para depois ser batido, ensacado, e lavado para o consumo.
ARROZ
Acessórios de cortar arroz, Faca e Inchó
        
MARANHÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário